Toda energia vem do sol

Toda energia vem do sol

Toda energia vem do sol - OAK Energia - por Sophia Lapertosa

Toda energia que usamos vem do sol, direta ou indiretamente. O sol envia para a Terra por meio de luz e calor 174 petawatts hora (PWh) de energia por dia. 30% deste montante é refletido pela atmosfera terrestre. Este valor restante corresponde a praticamente toda a energia gerada em nosso planeta nos últimos 6 anos (Fonte: Anuário Estatístico de Energia Elétrica 2017).

É isso mesmo! O sol disponibiliza por dia para nós a energia que levamos 5 anos para gerar. Desta forma, a energia solar em essência é disponível a todos os seres vivos de nosso planeta.

Neste post traçamos um paralelo entre as diferentes matrizes energéticas mundiais, principalmente as brasileiras, e o sol. 

Energia que vem do sol diretamente

  • Aquecedor solar: a energia térmica do sol é aproveitada nas superfícies dos aquecedores solares, responsáveis pela troca de calor com a água que passa no interior de seus dutos. Os aquecedores solares são geralmente utilizados no aquecimento das águas de banhos, pias, lavanderias e piscinas.
  • Fotossíntese: a luz do sol é essencial na realização da fotossíntese, pois fornece a energia necessária para as plantas para realizar a absorção de água e de nutrientes. A quantidade de sol necessária a cada espécie de planta varia, mas não conhecemos plantas que vivem sem necessidade alguma de luz solar.
  • Biodigestor: o calor solar cria as condições ambientais ideais para que as bactérias metanogênicas trabalhem com máxima eficiência na decomposição da matéria orgânica, produzindo mais rapidamente o biogás e biofertilizantes.

Energia que vem do sol indiretamente

Separamos para você alguns vídeos para melhor explicação das tecnologias que se beneficiam indiretamente do sol.

Petróleo

Carvão Mineral

Gás Natural

Biocombustíveis

Biomassa

Biodigestor

Energia Eólica

Maremotriz

Usina Hidrelétrica

Energia azul ou energia osmótica

Energia Mecânica

Alguns céticos dirão que a energia nuclear não depende do sol, mas essa afirmação despreza que uma usina nuclear é operada por profissionais altamente capacitados, e estes não vivem sem o sol. O sol é componente indispensável para a realização da fotossíntese pelas plantas e algas, que são a base da teia alimentar em todos os nossos biomas. Então, só há vida na Terra pois temos a sorte de orbitar o sol.

Há outras formas de gerar energia que não dependem nem indiretamente do sol, mas que nunca seriam aproveitadas não fosse a ação humana. Os seres humanos dependem do sol para sua sobrevivência seja na fixação da vitamina D, seja para produzir alimentos ou possibilitar água em estado líquido. Estas formas bastante elaboradas de geração de energia são:

  • Energia nuclear: a fissão do átomo enriquecido de urânio produz muita energia e resulta em uma reação em cadeia.
  • Energia geodésica: é a energia gerada pelo calor proveniente do centro da Terra. Este tipo de energia é perene, mas somente é viável sua instalação em regiões localizadas em falhas geológicas.

Nós da OAK Energia amamos falar sobre geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis e acreditamos principalmente no potencial da energia solar fotovoltaica se tornar a mais democrática forma de gerar energia no mundo. O acesso a energia elétrica limpa e de baixo custo é um passo concreto para a diminuição das desigualdades sociais no país e no planeta. 

O sol é um grande gerador de energia gratuita que certamente existirá muito após nossa passagem pela Terra, seu potencial é enorme e estamos agora adentrando um patamar tecnológico onde será cada vez mais viável aproveitar o sol. Produza sua própria energia e garanta um futuro com mais sustentabilidade e dinheiro no bolso.

A geração de energia a partir da luz do sol já se consolidou na Alemanha, China, EUA e países nórdicos e é diferente no Brasil. O país atingiu recentemente a marca de 350 MW de potência instalada de energia fotovoltaica em geração distribuída. Portanto, nossa era da energia solar é recente e, com um dos melhores potenciais solares do mundo, extremamente promissora.

Entre em contato com a OAK Energia e #aproveiteosol você também! Se gostou deste texto, compartilhe e dê seu feedback em nosso site, sua opinião é muito importante para nós!

Um abraço,

João Vitor Carvalho, diretor da OAK Energia