Sustentabilidade e Energia Renovável

Sustentabilidade e Energia Renovável

Sustentabilidade e Energias Renováveis - Ilustração por Sophia Lapertosa

A palavra sustentável deriva do latim sustentare e significa sustentar, apoiar, conservar e cuidar. O conceito de sustentabilidade aborda a maneira como se deve agir em relação à natureza. A sustentabilidade pode ser aplicada dentro de uma comunidade ou até mesmo em todo o planeta, ela está relacionada ao desenvolvimento sustentável, a um conjunto de ideias, estratégias e demais atitudes ecologicamente corretas, economicamente viáveis, socialmente justas e culturalmente diversas. É uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência, em certo nível, por um determinado prazo. A sustentabilidade serve como alternativa para garantir a sobrevivência dos recursos naturais do planeta, ao mesmo tempo que permite aos seres humanos e sociedades soluções ecológicas de desenvolvimento. Em outras palavras, significa a possibilidade de crescimento econômico e provimento das necessidades básicas humanas sem o desgaste e a poluição ambiental.

As tradicionais fontes de energia, como os combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral e o gás natural), são extremamente poluentes e causam um grande impacto negativo no meio ambiente. Além disso, também são não-renováveis, ou seja, suas reservas na natureza são limitadas. Por essa razão, explorar alternativas que sejam menos poluentes e renováveis é uma das principais ações das estratégias da sustentabilidade.

As fontes renováveis de energia, como o próprio nome indica, são aquelas que possuem a capacidade de serem repostas naturalmente, o que não significa que todas elas sejam inesgotáveis. Algumas delas, como o vento e a luz solar, são permanentes, mas outras, como a água, podem acabar, dependendo da forma como o ser humano faz o seu uso. Vale lembrar que nem toda fonte renovável de energia é limpa, ou seja, está livre da emissão de poluentes ou de impactos ambientais em larga escala. Entre as chamadas “energias limpas”, algumas das mais conhecidas são: solar (obtida através da energia do Sol); eólica (obtida através da força dos ventos); hidrelétrica (obtida através da força das águas); geotérmica (através do calor que existe no interior do planeta).

A OAK Energia leva você para o mundo da energia sustentável. Não importa se você mora em apartamento, casa, sítio ou fazenda, nós sempre encontramos a melhor maneira de você economizar energia e pagar menos na conta de luz. Com nossa rede de fornecedores sustentáveis, encontramos todas as soluções ecologicamente corretas disponíveis no mercado pelo melhor custo benefício para você economizar dinheiro. O aumento da sua renda mensal pode ser mais fácil do que você imagina, procure a OAK Energia e nós te auxiliaremos junto ao que existe de melhor. Economize, tenha mais dinheiro no bolso e seja sustentável você também.

Além de pôr em prática as ações que contribuem para a preservação do ecossistema do planeta Terra, também é importante promover a educação ambiental. Isso significa divulgar a importância e os benefícios da preservação do meio ambiente, da natureza, no âmbito da comunidade. Organizar palestras, workshops e debates sobre como as pessoas podem alterar pequenos costumes nocivos para o meio ambiente é um ótimo exemplo de conscientização ambiental. Procure a OAK Energia e saiba como nós podemos te ajudar.